terça-feira, 25 de novembro de 2008

Isso é vida ... ?

Pessoas criando a sua própria realidade ...
Fingindo que vivem em um mundo que talvez, não exista. Ou pior, exista somente para elas.
E quem não vive em um mera simulação de realidade?

São tantos exemplos ... incontáveis variações que uma premissa como essa pode ser utilizada, e até adaptada.

Vou pegar dois, bem rapidamente só pra me fazer entender.

O bom e velho orkut.
Já falei muito, até demais ... mas o que acaba por existir é isso.
Pessoas criando mundos particulares, a parte do que pode, deve, ou vai acontecer no mundo real. Se É que existe um mundo real pra eles ( e faço a mesma pergunta pra mim também, não estou isento disso .. ) !

Outra coisa, que é completamente passível de discordância, mas é uma observação que eu venho fazendo ao longo do tempo.
Pra começar não vou falar dos meios, e o que eles implicam, mas que seja.
Canais, experiências e pseudo-realidades criadas pelas mais diversas religiões.
Muitas vezes me parece criam um mundo a parte, diferente e completamente independente - o que é o 'sumo' da discordância do que realmente acontece hoje.
São pessoas alienadas, vivendo praticamente como 'rebanho atrás de seu pastor'.

JÁ DIGO que não vou entrar em nenhuma questão religiosa, ou criticar alguém em especial, pois não quero.

Vale lembrar que hoje temos TODOS OS MEIOS de se ter quanto esclarecimento precisamos - ou queremos.
Coisa que jamais foi possível em TODO O SEMPRE!
Será precisu começar um artigo tosco sobre a história e as dificuldades que o conhecimento ( que o indutor do esclarecimento ) teve?
Não acho necessário ...


A única coisa que eu me surpreendo ... é como fazem questão de não fazer questão alguma!
Sobre o mundo, a realidade, sobre a própria vida que seja!


Eu sei que se envoltar na bruma, e viver na Ilha mágica de Avalon é muito mais fácil ...

Mas criar uma pseudo-vida e se contentar com essa simulação, é, como dizem, "bom demais para ser verdade".
Literalmente.


P.S. : Esse post está permeado de um conceito, "O desencantamento do mundo".

3 comentários:

Anônimo disse...

Vida ?
Não ... vida não , + para algumas pessoas eh a forma de viver .
Nem todo mundo tem força de vontade , motivo , interesse ( e mais algumas caracteristicas por ai a fora )em viver suas vidas se preocupando com tudo .
Todos constroem vícios incosientemente , alguns + agudos q outros , mas n posso julga-los .
Cada um tem seus problemas e suas formas de lidarem com eles . Nem todas são corretas , ou levam as melhores soluçoes , porém , quais foram os fatos que moldaram sua forma de agir ?! Eu não sei , por isso não me acho no direito de julgar = /

Bruno disse...

O que dizer? A internet tornou-se, realmente, uma realidade alternativa, um outro mundo (uma matrix), distante e ao mesmo tempo complementar ao "mundo real". Mas ela não foi o primeiro mecanismo de fuga da realidade, a televisão, revistas, drogas, álcool, tabaco, são tantos os meios que apareceram pela história. O sempre foi um desejo do ser humano fugir das dores de se viver, do estado de natureza.

Talvez a internet tenha chocado tanto por ser a primeira em que realmente se construiu um mundo virtual, onde até mesmo as interações entre pessoas parecem ter se distanciado da realidade.

Mas a religião, não a vejo como criadora de um mundo a parte, o que ela faz é reinterpretar a realidade em que todos vivemos. Seus seguidores continuam vivendo, observando, sentindo os acontecimentos do mundo, mas essa vivência ocorre sob lentes diferentes, pontos de vista diferentes.

Não sei se é certo ou errado essa fuga da realidade, mas acho que se todos quiséssemos nos envolver com os problemas do mundo não escolheríamos pessoas para nos representar e nos controlar

F.Z. disse...

Lnedo isso hoje, após um bom tempo ...
Mas tudo bem.

Concordo.
Não há como dizer se é certo, ou errado ... ou mesmo se existe algum desses dois.

Só digo.
" mas acho que se todos quiséssemos nos envolver com os problemas do mundo não escolheríamos pessoas para nos representar e nos controlar "

Se isso é realmente, fato, quer dizer a maioria não se importa com o que acontece, aconteceu ou vai acontecer?

Ultimamente tenho tido uma leve nuance que as coisas ocorrem assim ...